terça-feira, 2 de novembro de 2010

Como contactei...

Como disse, sou um cidadão anónimo que mora a mais de 400kms de distancia da familia em questão.

Mas a distancia não pode ser desculpa para a inoperância!


Mal acabou o programa entrei em contacto para o E-mail do programa e tive uma resposta em menos de 10 minutos pela apresentadora (Judite de Sousa).
Deu-me o numero de telefone da Irmã da senhora e ontem mandei SMS, que me respondeu, e hoje telefonei-lhe.

Só lhe disse ao telefone que não achava justo o que lhes estava a acontecer e ela deixou-me pasmo quando me disse que não teve mais nenhum contacto de ninguém. Estará a sociedade assim tão mal!?

A Sra. Maria dos Anjos frisou várias vezes que a ideia do programa era unica e exclusivamente alertar as pessoas para que o SNS/Estado social não ajuda estas pessoas, mas, como lhe disse, nesse ponto não a posso ajudar (se alguém poder, ajude!). Mas podia ajudar em algo que me pareceu bastante "simples". Ajudar os filhos da irmã a ter oportunidades como eu tive.

Percebi pela reportagem, que viviam com poucos rendimentos e tinham uma vida muito complicada, e felimente ou infelizmente o dinheiro é a solução ideal neste caso! É algo que toda a gente pode dispender (5eur, 10 eur, 20eur, 1000eur, por exemplo) e que tudo somado pode dar uma quantia que ajude aquela familia.

Não consigo aceitar os 3 filhos a ter a sua vida alterada por causa de algo tão injusto como aquela doença (mas efectivamente têm). E tenho que ajudar estas três pessoas a ter as mesmas oportunidades que eu tive.

O que fazer? Simples, espalhar a palavra na net. Pedi à senhora um NIB para tentar ajudar com o pouco, mas que espalhado pela NET (redes sociais, foruns, etc) poderá ser muito.

Naõ tenho ainda esse NIB, nem sei se vou ter. A senhora mostrou-se relutante quando uma pessoa que nunca viu lhe telefonou e lhe pede um NIB e inclusive questionou (ao qual eu não soube responder) se não era ilegal fazer este tipo de pedidos.
Ilegal ou não, é um dever humano ajudar estas pessoas!

Certamente que existem muitas pessoas nestas situações, mas tem que se começar por algum lado! A mim o click aconteceu ontem... e a vós?

Nota: O meu click aconteceu pela primeira vez ontem... Nunca tentei entrar em contacto com ninguém após ver algo na TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário